De acordo com a NASA, a nave Space Launch System — ou SLS —, que fará parte de um novo programa de exploração espacial, acaba de passar por uma importante etapa. Segundo a agência, o design do núcleo do foguete foi aprovado durante uma importante revisão técnica, o que significa que a construção pode ser concluída a tempo para um lançamento em 2017.

Conforme explicou a NASA, durante a revisão foram avaliadas questões relacionadas aos custos e aos prazos da missão, assim como se o núcleo do foguete se integrará com sucesso às demais partes da nave, como os motores e os propulsores, por exemplo. A SLS está sendo desenvolvida juntamente com a cápsula Orion, que no futuro deverá levar astronautas a Marte.

Os engenheiros afirmam que estão adiantados com relação ao cronograma, e esperam que o design final seja aprovado na próxima revisão, que deve ocorrer em 2014. A previsão é de que o SLS se torne o maior foguete já construído pelo homem, com 100 metros de comprimento e capacidade para transportar cerca de 80 toneladas de materiais para camadas da baixa órbita terrestre.

Fonte: NASA - Tecmundo