A aeronave de transporte aéreo militar Ilyushin Il-76MD-90A (Il-476) usada para testes de voo, com sucesso completou um voo de longa duração, como parte dos testes de fábrica, informou a fábrica Aviastar-SP baseada em Ulyanovsk. Com o piloto de testes e herói da Rússia Nicolai Kuimova no comando, a aeronave permaneceu em voo por 4 horas e 25 minutos. O novo jato de transporte já recebeu a pintura final.
De acordo com a Avistar-SP, a aeronave realizou o voo de teste a partir do aeroporto Ulyanovsk-Vostochny, e atingiu uma altitude de 10 mil pés. Durante o voo, foram testados sistemas e equipamentos de partida do motor, bem como avaliados o sistema de piloto automático, além das características de estabilidade, controlabilidade e aproximações para pouso. Espera-se que num futuro próximo, o Il-476 seja enviado para o Centro de Testes de Voo de Zhukovsky para continuar os ensaios em voo.
O Il-476 cargueiro é uma modernização profunda da aeronave Il-76MD. O avião fez seu primeiro vôo no dia 22 de setembro de 2012. A aeronave está equipada com novos motores PS-90A-76 e tem uma asa reforçada. Com um peso máximo de decolagem de 210 toneladas, a aeronave é capaz de transportar cargas de até 60 toneladas. O IL-476 está equipado com um cockpit no conceito full glass. O novo cargueiro é capaz de atingir velocidades de até 850 km/h, e possui um raio de ação de seis mil quilômetros.
O Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia definiu os termos de referência para o estabelecimento de um novo Centro de Comando em Voo baseado no IL-476. Como esperado, a sua construção poderia começar no final de 2013. Os novos centros de comando em voo que integram de forma única os sistemas de gerenciamento das Forças Armadas da Rússia, serão para substituir os antigos Il-22.
No início de outubro, o Ministério da Defesa da Rússia assinou um contrato para aquisição de 39 aeronaves de transporte Il-476. Como parte do programa de armas da Rússia, a Aviação de Transporte Militar da Força Aérea russa deve receber até 2020 cerca de uma centena de novos aviões de transporte.

Fonte: CAVOK