A Nasa anunciou nesta quarta-feira que testará durante dois anos um módulo espacial inflável da empresa americana Bigelow Aerospace, que será atracado à Estação Espacial Internacional (ISS) em 2015.
Para este projeto, a agência espacial americana fechou um contrato de 17,8 milhões de dólares com a sociedade pioneira nesta tecnologia.
O módulo, chamado "Bigelow Expandable Activity Module" ou BEAM, será enviado durante uma missão de transporte de material à ISS pela cápsula Dragon, da empresa Space X.
Os astronautas utilizarão o braço mecânico do posto orbital para instalar o BEAM, que mede 3,96 por 3,2 metros.
Uma vez o BEAM fique instalado, os astronautas da ISS ativarão um sistema de pressurização para acionar a estrutura, utilizando o ar armazenado dentro do BEAM acoplado.
Durante o período de testes de dois anos, a equipe da estação e o pessoal de terra recolherão dados sobre o funcionamento do BEAM, como a integridade estrutural e a taxa de vazamento de ar.
Uma bateria de instrumentos integrados no módulo medirá suas diferentes reações ao meio espacial.
O êxito destes testes abrirá as portas para a ocupação humana desses módulos, que a Bigelow prevê alugar a empresas para realizar pesquisas em microgravidade, assim como para milionários que desejem passar férias orbitais.
No momento, a Bigelow investiu cerca de 250 milhões de dólares nestas habitações espaciais.
O BEAM é feito de uma camada de 15 centímetros de Vectran, um poliéster de alta qualidade duas vezes mais sólido que o Revelar, tão resistente quanto o aço, com um peso parecido e dotado de uma rigidez cinco vezes maior.

Fonte: D24 AM