Chegadas à cidade de Diabali, as tropas malianas, ajudadas pelas forças especiais francesas, preparam-se para a próxima etapa da ofensiva, no momento em que chegam ao Mali, os militares enviados pelo Chade.
O repórter da Euronews, François Chignac, faz-nos o ponto da situação:
A tomada de Diabali permitiu aos militares franceses proteger o flanco noroeste, porque é preciso saber que nenhum avanço para norte seria possível sem esta proteção. O risco de uma operação rebelde contra as forças francesas ou malianas, desencadeada a partir de Diabali, era muito forte.
Os militares chadianos já chegaram ao território do Mali. Um oficial francês confiou-me que os chadianos estão habituados ao combate no deserto, um ponto positivo face a rebeldes ou jihadistas que operam em terreno conhecido. Mas é preciso ter em conta, e pude constatar ontem em Diabali, que estas vitórias podem desencadear ajustes de contas. Um habitante de Diabali contou-me que o seu irmão foi denunciado aos rebeldes por um vizinho. Desde aí, nunca mais o viu.
Os rebeldes quando chegam a uma cidade, isto foi-me confirmado por vários residentes, propõem dinheiro aos homens para se juntarem a eles.

Fonte: Euronews