Apesar de terem proibido a distribuição de tutoriais que ensinam como montar armas com impressoras 3D, o governo dos Estados Unidos -- um dos países com o maior número de armas per capita no mundo -- não conseguiram impedir que os arquivos fossem difundidos na internet. Alguns já estão disponíveis para download no Pirate Bay.

O arquivo original estava hospedado no site Defcad, página gerenciada pelo grupo Defense Distributed, criador do tutorial. O Departamento de Estado dos EUA exigiu a retirada, mas a organização que lançou a pistola Liberator, primeira arma funcional a ser impressa em 3D, não conteve o vazamento. Alguns arquivos foram enviados para o servidor do popular site de torrents antes mesmo da proibição. Com o anúncio, o número de arquivos parece ter se multiplicado.

Disponibilizado nesta semana, em apenas três dias o link registrou 800 mil downloads. De acordo com a revista norte-americana Forbes, até esta quinta-feira (09/05), o Brasil aparecia como o terceiro país que mais baixou a arma imprimível, atrás de EUA e Espanha.
No início da semana, um vídeo mostrou como a pistola funciona. O dispositivo é feito quase todo em plástico, com exceção da agulha, uma pequena peça de metal que faz parte do mecanismo de disparo e pode ser feito em casa. No clipe de cerca de um minuto, é possível ver o CEO da Defense Distributed, Cody Wilson, disparando a Liberator – nome em homenagem às armas baratas usadas pelos aliados na França durante a Segunda Guerra Mundial.

Riscos
A pistola consiste em 16 partes, das quais 15 foram impressas na impressora 3D chamada Stratasys Dimension SST. Em entrevista à Forbes, Wilson disse que o projeto não é sobre violência, mas sim sobre liberdade. “Reconheço que essa ferramenta pode ser usada para machucar pessoas. É isso que é – é uma arma. Mas não acho que isso é motivo para não lançá-lo. Penso que a liberdade no final é o melhor interesse”, afirmou.
Para fazer a arma, Wilson recebeu uma licença de fabricação e de venda da Agência Federal de Explosivos e Armas dos EUA, a ATF. Donna Sellers, da ATF, disse à BBC que a arma feita pela impressora 3D era legal no país. “Nos EUA, uma pessoa pode fabricar uma arma de fogo para uso próprio. Porém, se ela começar a fabricar armas para a venda, pode precisar de uma licença”, disse.
A Europol, polícia europeia, afirmou que atualmente os criminosos ainda buscam armas de fogo por meio dos caminhos tradicionais. “Mas, com o passar do tempo e com a tecnologia se tornando mais amigável e rentável, é possível que os riscos surjam”, disse Victoria Baines, da Europol.

Fonte: Opera Mundi