Uma equipe inglesa resgatou com sucesso nesta segunda-feira, 10 de junho, um bombardeiro alemão que havia sido abatido sobre o Canal da Mancha durante a Batalha da Inglaterra.

A aeronave, apelidada de “lápis voador” por causa de sua estreita fuselagem, caiu na costa do condado de Kent, do sudeste da Inglaterra, mais de 70 anos atrás.

Os enferrujados e corroídos destroços foram erguidos das profundezas do canal com o auxílio de cabos, e acredita-se que seja o único exemplar do bombardeiro Dornier Do 17 existente no mundo.

Foi erguido e agora está seguro na balsa, em uma só peça”, disse o porta-voz do Museu da RAF, Ajay Srivastava. O bombardeiro será levado ao porto agora.

Alguns fragmentos da aeronave caíram durante o processo de resgate, mas foi dito que mergulhadores os recuperarão mais tarde. A equipe vinha tentando resgatar a aeronave a semanas, mas todo o processo se atrasou devido aos fortes ventos e mar revolto.

Os destroços já acomodados na balsa.

Em 2008, mergulhadores descobriram o Dornier submerso sob 15 metros de água. Especialistas no bombardeiro dizem que está incrivelmente preservado apesar da passagem do tempo.

O museu agora planeja conservar a relíquia e colocá-la em exibição ao lado de um Hawker Hurricane também derrubado durante a Batalha da Inglaterra.

Fonte: The Province, 10 de junho de 2013. - Via Sala de Guerra