O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse neste sábado que qualquer tentativa de impor uma zona de exclusão aérea sobre a Síria usando jatos F-16 e mísseis Patriot da Jordânia seria violar o direito internacional.
A Rússia, que tem protegido o presidente sírio, Bashar al-Assad de três resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) destinadas a pressioná-lo para acabar com a violência, se opõe veementemente a qualquer intervenção militar estrangeira no conflito sírio.
"Tem havido notícias de meios de comunicação ocidentais de que está sendo seriamente considerada a criação de uma zona de exclusão aérea sobre a Síria através da implantação de mísseis antiaéreos Patriot e jatos F-16 na Jordânia", disse Lavrov, falando em uma conferência de imprensa. "Você não precisa ser um grande especialista para entender que isso vai violar o direito internacional", acrescentou ele.
Os Estados Unidos deslocaram mísseis Patriot e caças para a Jordânia, oficialmente como parte de um exercício anual na semana passada, mas deixando claro que os meios militares poderiam ficar.

Fonte: Terra