Segundo o jornal china daily em sua edição eletrônica do dia 31 de maio, inúmeros países estão interessados em obter o jato de combate desenvolvido conjuntamente pelo Paquistão e pela China, disse um alto funcionário da Força Aérea do Paquistão.
“Temos recebido consultas e manifestações de interesse para o JF-17 Thunder. Países do Oriente Médio, África e mesmo da América do Sul“, confirmou Sohail Khan Gul, presidente do Complexo Aeronáutico do Paquistão.
 
Segundo anunciou o ‘Flightglobal’ a Venezuela é um dos potenciais compradores do caça chino-paquistanês JF-17 “Thunder”. (Aqui)

http://2.bp.blogspot.com/-H-9yYnkXqjM/TsFUxO_isOI/AAAAAAAAGLk/30bv5GtrWlo/s1600/JF-17_FAU_Uruguay.jpg

O JF-17 é um projeto Sino Paquistanês. Em 2011 (aqui) a aeronave foi testada por pilotos Uruguaios juntamente com os modelos Y-12, o L-15 e K-8 o que inclusive ensejou um desmentido da Força Aérea Uruguai acerca de seua aquisição (aqui).
 
O JF-17 Thunder ou o FC-1 Fierce Dragon (dragão feroz), como é conhecido na China, é um avião de combate polivalente da terceira geração co-desenvolvido pela Aviation Industry Corp of China e o Paquistão Aeronautical Complex, a companhia de aviação líder no Paquistão, que é responsável pela fabricação e manutenção de aeronaves da força aréa daquele país.

FONTE: China Daily – Via: CAVOK

NOTA DO CAVOK: Sabemos por fontes relativamente seguras que o Uruguai buscou informações e que considera o JF-17 como um dos pretendentes ao FX local, porém as mesmas fontes, informam que isso pode ser uma “jogada” para fazer o Chile reduzir os valores do Tiger III