https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmuwyAvD1W0bSPajnrtkBD_5ugHEaGMIFGrN0Zq2pbVxqAzf9_DZYA_jUrbIcLUDWkulKNCUmgC7Va4oK1PXR6vkVvAaQXi5XkBgIKcTEnCrnuVo3lH6sZ68iKg-YZPLPaOJKbAuAPWb_n/s1600/Edward+Snowden.jpgÉ bem provável que você já saiba quem é Edward Snowden por conta de diversas notícias em jornais ou programas de televisão produzidas nos últimos dias, não é mesmo? Assim, você deve saber que o rapaz era um funcionário do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, sendo que ele foi o responsável pelo vazamento de diversos dados confidenciais.

Dessa maneira, veículos de informação do mundo inteiro tiveram acesso a documentos que comprovavam o fato de que o governo norte-americano utiliza recursos de espionagem para tentar encontrar ameaças terroristas em diversos países, através de escutas telefônicas e monitoramento de sites.

Com isso, os EUA acabaram com as suas relações internacionais um pouco abaladas — até mesmo a população do país está desconfiada, já que ela não escapou da “vigilância” do governo. Acontece que essa situação pode ficar ainda pior, pois Snowden alegar ter milhares de documentos que detalham o funcionamento de diversas operações da NSA.
Um cara bem cuidadoso...

Um colunista do The Guardian, chamado Glenn Greenwald, é uma das poucas pessoas que conseguem entrar em contato com Snowden — que está buscando refúgio temporário na Rússia. Por meio do jornalista, o ex-funcionário da NSA afirmou que o número de documentos copiados por ele realmente alcança a casa do milhar.

Caso essas informações sejam publicadas, é muito provável que planos de ataque, defesa ou de vigilância do órgão de defesa norte-americano sejam expostos — e isso pode gerar conflitos internacionais enormes. Além disso, Snowden também alega que essas prováveis operações são explicadas nos mínimos detalhes, contando como a organização trabalha em vários  dos seus campos de atuação.

O “rebelde” fez questão de que esses dados não fossem publicados, mas ele já deixou bem explicado que, se algo acontecer com ele — como assassinato, sequestro ou situações deste gênero —, há um sistema pronto para fazer com que essas informações se tornem públicas de maneira bem rápida.

E aí, você tem alguma ideia do que Snowden pode estar escondendo como moeda de troca?

Fonte: Yahoo - TecMundo