A geração que cresceu vendo o ator Tom Cruise no comando de um caça supersônico F-14 Tomcat tem a chance, agora, de viver seu momento Ases Indomáveis, como no filme de Tony Scott, de 1986. 

O Saker S-1 é um jato executivo com inspiração militar, projetado pela empresa americana homônima. Embora só deva chegar ao mercado em 2019, já tem despertado a curiosidade dos apaixonados por velocidade.

Isso porque o modelo, de dois lugares, deverá chegar perto de atingir a velocidade do som, com seus 1.212 km/h – a apenas 35 km/h de romper a barreira e sentir aquele estrondo no ar. 

A aeronave terá autonomia de 3.540 quilômetros, com um tanque de 1,8 mil litros de combustível, mais tanque extra. Trocando em miúdos, dá para ir e voltar do Rio a São Paulo três vezes no mesmo dia, gastando apenas 25 minutos por trecho e ainda retornar a tempo de ver o pôr do sol no Arpoador. 

Fonte: Isto É dinheiro - Via Notimp FAB

A empresa americana  Saker Aircraft construiu um avião executivo com inspiração militar que quase atinge a barreira da velocidade de propagação do som, de 1.234 km/h, de acordo com informações do site Gizmag.

O avião Saker S-1, jato com dois lugares, pode atingir a velocidade de 1.212km/h. O S-1 também está sendo projetado para lidar com decolagem e pouso em pistas muito curtas e subir a uma velocidade de 4.267 metros por minuto. 

Segundo a Saker, a aeronave terá um alcance máximo de 2.575 km e capacidade de 1,8 mil litros de combustível. No entanto, dois galões externos com capacidade para 380 litros cada podem ser adicionados para aumentar o alcance do jato para 3.540 km.

A empresa Gulfstream havia mostrado durante a 12ª Mostra e Convenção de Aviação Executiva Europeia (Ebace), em maio, na Genebra (Suíça), o jato executivo G550, que também atinge altas velocidades - até 954 km/h.

 Fonte: Terra