Há pouco mais de uma semana, um acidente trágico com o Boeing 777 do voo 214 operado pela Asiana Airlines vitimou duas pessoas e feriu mais de 180 em um choque da aeronave durante o pouso forçado no aeroporto internacional de São Francisco, Califórnia.

Agora, um ex-piloto de avião e atual animador forense criou uma animação realista baseada no que provavelmente aconteceu no último sábado no local. O vídeo foi produzido por Jack Suchocki, que trabalhou por anos em um Boeing 727 e agora se dedica ao trabalho de animação 3D.

Ele fundou a Animations Eyewitness, uma empresa que trabalha com animações de reconstituição de acidentes no setor da aviação para investigações legais. O programa usado por Suchocki para criar essa visão realista do pouso forçado foi o Autodesk 3DS Max.
Trabalho minucioso

No vídeo, podemos ver a presença de dois aviões, sendo um deles um “fantasma”, mostrando uma visão clara de onde o voo 214 deveria estar no momento do pouso. Na realidade, o “avião fantasma” da animação deveria estar mais rápido, mas Suchocki diminuiu sua velocidade para mantê-lo no quadro a fim de comparação.


Ao site de notícias Mashable, Suchocki disse que usou várias fontes para sua reconstrução detalhada, como os comunicados de imprensa da National Transportation Safety Board (órgão responsável pela investigação de acidentes nos transportes), declarações dos passageiros, da tripulação, o site AirNav.com, entre outras.

Estes são todos os dados disponíveis atualmente, mas Suchocki vai continuar atualizado o vídeo à medida que recebe mais informações. O objetivo é também revelar novas perspectivas, como uma visão da aeronave que vai mostrar a diferença de velocidade entre o voo 214 e o “avião fantasma”.

Fonte: Mashable, YouTube/John Suchocki  - Via TecMundo