O site chinês huanqiu.com afirmou em notícia que a Agência Central de Notícias de Taiwan noticiou que Tan Zuojun, Vice-Governador da Província de Lianning revelou recentemente que a China concluiu com êxito o desenvolvimento do seu submarino nuclear de quarta geração. Ele deu origem a muita especulação no círculo militar. Alguns especialistas são da opinião de que a notícia é credível.
O submarino nuclear de ataque (SSN)  Type 96 Zuojun Tan  também atende pelo código de Type 95 e mencionado ser um submarino de uqarta geração. No entanto, o  analista militar Liang Guoliang  de Hong Kong afirma que a designação real debveria ser Type 097 e 098.

Liang Guoliang afirma que a China vem trabalhando no submarino desde  2000. E que este tipo de submarinos é de um projeto revolucionário, que adota o método inédito de propulsão sem hélices, não possui lemes horizontais ou verticais e, possivelmente, não tenha sequer uma vela. Portanto, não gera ruído mecânico ou cruzeiro e será um verdadeiro  buraco negro’.
A fonte afirma que “Em teoria, a velocidade do submarino pode ser de atéa 100 nós (de acordo com o texto original, huanqiu.com), algo perto de 185 km/h, mais rápido do que todos os torpedos de alta velocidade normal.
“No entanto, Liang disse: o” bom desenvolvimento “não significa necessariamente” fabricação de sucesso “. Se o modelo em escala reduzida tiver sido concluído com sucesso, não significa que o submarino real atingirá estes marcos e terá que passar antes por vários testes, porém, o desenvolvimento pode ser considerado bem sucedido.
De acordo com estimativa da Liang, levará 4 a 6 ou mesmo 10 anos para se lançar com sucessoo primeiro submarino."
Fonte: huanqiu.com “Hong Kong palpites mídia China desenvolveu um revolucionário submarino com 100 nós de alta velocidade” (traduzido do chinês por Chan Kai Yee)