A China aumentou o território em 100 mil hectares para desenvolver um projeto de exploração agrícola. O território foi alugado à Ucrânia, pelo período de 50 anos, e o negócio contempla a possibilidade de aumentar a área até aos três milhões de hectares.
Foi um negócio da China: o ‘império do meio’ vai pagar à Ucrânia pelo aluguel de uma área de 100 mil hectares. Não obstante ser um dos maiores países do mundo, a potência asiática aumentou o território com um acordo válido por 50 anos e que pode ser alargado até aos três milhões de hectares. A concretizar-se esta alínea, um vigésimo da Ucrânia passará a ser território chinês.
De acordo com o South China Morning Post, será em solo ucraniano que o ‘império do meio’ vai investir milhões de yuans para desenvolver o maior projeto de exploração agrícola no estrangeiro. A China é também um dos países mais populosos do mundo e enfrenta dificuldades para assegurar a produção alimentar, recorrendo ao país que no tempo da União Soviética era conhecido como ‘o celeiro’.
O mesmo jornal refere que na área alugada, cuja dimensão é igual a Hong Kong, será plantado trigo e milho, com espaço para a suinicultura. Refira-se que o negócio não foi feito entre os dois estados, mas sim entre empresas detidas pela China (Cooperativa de Produção e Construção Xinjiang) e Ucrânia (KSG Agro).
Com este aluguel, a potência asiática aumenta os terrenos de exploração agrícola no estrangeiro: em 2009 tinha dois milhões de hectares.
Do PTJORNAL

A China explora cerca de dois milhões de hectares de terras no exterior, entre eles 234.000 hectares na Argentina.
Do ionline

A produção será vendida a preços preferenciais a dois grupos estatais chineses de cereais. O projeto insere-se num programa chinês, que pretende contratualizar a produção de alimentos noutros países para fazer face às necessidades da sua população crescente.
Ainda segundo o "South China Morning Post", em 2009 a China tinha, no total, dois milhões de hectares de terrenos de exploração agrícola no estrangeiro.