Os Estados Unidos entregaram ao Iraque neste mês cerca de 100 mísseis Hellfire, uma arma antitanque que pode ser disparada a partir de helicópteros ou aviões, rifles M4 e centenas de milhares de munições, indicou neste domingo a embaixada americana em Bagdá.

"Neste mês, os Estados Unidos entregaram cerca de 100 mísseis Hellfire, junto com centenas de milhares de munições e rifles M4", afirmou a embaixada em um comunicado.

Estas armas procuram ajudar o Iraque a combater os grupos insurgentes, em particular o Estado Islâmico do Iraque e Levante (EIIL).

"É essencial que as forças de segurança iraquianas estejam equipadas com armas modernas e eficazes, dada a séria ameaça que representa para o Iraque e a região o Estado Islâmico do Iraque e Levante", acrescentou a embaixada.

A embaixada afirmou que os Estados Unidos entregaram ao Iraque mais de 11 milhões de munições, milhares de metralhadoras, fuzis, granadas e outras armas desde meados de janeiro. Estão previstas novas entregas nas próximas semanas, acrescentou.

Desde o início do mês, mais de 250 pessoas morreram de forma violenta no Iraque, segundo um balanço da AFP baseado em fontes médicas e de segurança.
Da Exame