O primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott, disse nesta sexta-feira que as equipes de busca estão confiantes em terem encontrado a localização da caixa-preta de um avião da Malásia desaparecido há mais de um mês, mas alertou que isso não é o mesmo que recuperar os destroços.
"Estamos confiantes de que sabemos a posição da caixa-preta do voo numa margem de alguns quilômetros", disse ele em discurso em Xangai, a capital comercial chinesa.
"Ainda assim, a confiança na posição aproximada da caixa-preta não é o mesmo que recuperar destroços a quase quatro quilômetros e meio de profundidade no mar ou, finalmente, determinar tudo o que aconteceu no voo."
O voo MH370 da companhia Malaysia Airlines, com 227 passageiros e 12 tripulantes a bordo, desapareceu no dia 8 de março e acredita-se que a aeronave tenha se desviado milhares de quilômetros de sua rota original de Kuala Lumpur para Pequim e tenha caído no oceano Índico.
 

Da BBC 


Na Austrália, as equipas de busca do avião da Malaysia Airlines afirmam-se confiantes no sucesso das operações.
Falando no decurso de uma visita a Xangai esta sexta-feira, o primeiro-ministro australiano, Tony Abbott, deixou claro um sinal de otimismo.
“Conseguimos circunscrever bastante as áreas de busca. Isso foi possível porque detectámos vários sinais, alguns durante bastante tempo. Mesmo assim, estamos agora a chegar à fase em que o sinal da caixa negra está a enfraquecer”, afirmou.
Até agora as equipas de buscas detectaram cinco sinais acústicos. O último sinal detetado acabou por não ser conforme aos parâmetros da caixa negra.
As buscas concentram-se agora numa pequena área de 600 quilómetros quadrados situada a noroeste de Perth, na costa australiana.
As pilhas da caixa negra já ultrapassaram o tempo de vida útil podendo contudo durar até 45 dias.
O Boeing 777 da Malaysia Airlines desapareceu há mais de um mês com 239 pessoas a bordo.