Os Estados Unidos enviarão 18 caças F-16 para a Polônia em junho para substituir outras 12 aeronaves que chegaram ao país europeu em março, segundo informou na quinta-feira, 10, o Ministro da Defesa polonês, Tomasz Siemoniak. Ele disse que o anúncio representa uma boa confirmação da participação dos aliados e da presença manifesta norte-americana e lembrou que os militares dos dois países realizam regularmente exercícios conjuntos.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEheOnWxWhUSnSNZT-ZqCIcer6CdFrGx7WXVqrq3aSdttv5ml2Y5TE5hoN98WdiQriF2DdWFQGx_5NYyCt-s9dIj-R1H0TQs_34zmVhjEec02Kj3upAvEFdUzKDZ2I_1sQwF5EBR31iTkpw/s1600/f-16.jpg 
Após o agravamento da situação na Ucrânia, Varsóvia pediu a Washington e a outros aliados da OTAN a implantação de tropas em seu território. Em resposta, a Casa Branca enviou 12 caças F-16, antes do prazo previsto. O Ministro das Relações Exteriores da Polônia, Radoslaw Sikorski, pediu a presença de 10 mil soldados da aliança militar ocidental, com equipamentos pesados, em território polaco. O chefe do Gabinete de Segurança Nacional do país europeu, Stanislaw Koziej, disse por sua vez que Varsóvia prefere a instalação de arsenais à implantação de tropas.