A Novaer realizou na semana passada, dia 31 de março, a cerimônia de Roll Out do seu primeiro protótipo da aeronave T-Xc. O evento, que ocorreu no próprio hangar onde foi construída a aeronave, contou com a presença de autoridades militares e civis, empregados da Novaer e parceiros no projeto.
O protótipo da aeronave desenvolvida pela Novaer possui estruturas primárias e secundárias feitas inteiramente em fibra de carbono e foi produzido com o apoio do programa de subvenção da FINEP e a parceria do governo de Santa Catarina. O T-Xc, aeronave de uso dual, é baseada no projeto do lendário projetista aeronáutico Joseph Kovacs, e foi apresentada ao público “trajando” a pintura de sua versão utilitária.


O presidente da SC Parcerias e Participações (SCPar), Paulo César da Costa, e o secretário Regional de Lages, Gabriel Ribeiro, representaram o governo do Estado no lançamento da aeronave T-Xc, desenvolvida pela Novaer Craft. A cerimônia aconteceu na manhã desta segunda-feira, 31, na matriz da empresa, em São José dos Campos, São Paulo. 

Futuramente, o avião será produzido em série em Santa Catarina. Os projetos serão feitos em Florianópolis, e os processos de fabricação e montagem acontecerão em Lages, em uma área próxima ao aeroporto federal do Antônio Correia Pinto de Macedo. “O Estado reúne as condições ideais de estrutura, mão de obra qualificada e iniciativa empreendedora que o projeto exige”, diz o presidente da SCPar, Paulo César da Costa.

O governo do Estado é um dos parceiros do empreendimento, viabilizando incentivos fiscais para que Santa Catarina se torne um polo tecnológico aeroespacial. O governador Raimundo Colombo firmou o acordo com a empresa em setembro de 2012, durante uma reunião na sede da Fiesc. Depois disso, a Novaer Craft iniciou o desenvolvimento do protótipo da aeronave, agora concluído.

De acordo com o site da empresa, a versão utilitária da T-Xc possui quatro lugares, e foi projetada para a aviação civil. A meta é fabricar mais de cem unidades por ano em Santa Catarina. “A Serra Catarinense será reconhecida nacionalmente como um polo de fabricação de aviões, e os impactos sociais e econômicos refletirão positivamente no processo de crescimento da região”, diz o secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro.