O Ministério da Defesa da Rússia confirmou nesta quinta-feira, 3, que a Marinha russa devolverá à Ucrânia os navios de guerra e embarcações auxiliares que pertenciam àquele país e estão atracados na Crimeia. A primeira a ser devolvida será a corveta Ternopil.
Segundo o Comandante da Marinha russa, Almirante Viktor Chirkov, estão atualmente na Península cerca de 80 navios de guerra e embarcações de apoio pertencentes à Marinha ucraniana. A corveta Ternopil partirá de Sebastopol para Odessa ainda esta semana.
Viktor Chirkov disse ainda que a operação de devolução das embarcações ucranianas está esbarrando num sério problema, pois os marinheiros ucranianos lotados na Crimeia optaram, em sua maioria, pela nacionalidade russa e decidiram servir à Rússia.

 

A Ucrânia apresentará uma lista de exigências relativas aos bens que devem ser restituídos pela Rússia, inclusive 70 navios, anunciou hoje o chefe interino do gabinete presidencial, Serguei Pashinsky.

Entretanto, de acordo com o chefe da Armada russa, Viktor Chirkov, uma recente inspeção da Frota do Mar Negro revelou a existência de 79 vasos de guerra, dos quais 29 são navios de combate.
A corveta Ternopol é uma das modernas belonaves pertencentes à Ucrânia que, em abril do ano em curso, devia se preparar para patrulhamento anti-pirata no golfo de Aden.
Do Voz da Russia