Foi Contatado que os chatbots criados no laboratório de Pesquisa de Inteligência Artificial do Facebook desenvolveram seu próprio idioma sem serem direcionados para isso pelos pesquisadores.
De acordo com um relatório divulgado na quarta-feira, a descoberta foi feita durante um projeto que deu aos bots a capacidade de negociar e fazer concessões.
À medida que o desenvolvimento dos bots avançou, os pesquisadores ​​disseram que de repente perceberam uma "divergência da linguagem humana" durante as interações, forçando-os a alterar seu modelo.

"Em outras palavras, o modelo que permitiu que dois bots tivessem uma conversa - e usasse a máquina aprendendo a iterar constantemente as estratégias para essa conversa ao longo do caminho - levou que esses bots se comunicassem em sua própria linguagem não humana", observa Adrienne LaFrance, do Atlantic.

Um cenário semelhante foi visto no ano passado quando o serviço "Google Tradutor" inventou seu próprio idioma para traduzir.

“A ferramenta de tradução online recentemente começou a utilizar uma rede neural para traduzir entre algumas de suas línguas mais populares - e o sistema agora é tão inteligente que pode fazer isso por pares de línguas em que não tenha sido explicitamente treinada”, escreveu Sam Wong do New Scientist. "Para fazer isso, ela parece ter criado sua própria linguagem artificial".

A maioria dos bots antes do anúncio de quarta-feira foi amplamente limitada em sua capacidade de realizar conversas complexas, dizem os pesquisadores. Agora, as chatbots do Facebook não são apenas capazes de estimar e negociar sobre o "valor" de um item, mas podem até mesmo usar uma fraude para negociar um acordo.

Os pesquisadores disseram que os bots "inicialmente fingiram interesse em um item sem valor, apenas para "chegar a um acordo"  mais tarde, aceitando-o - uma tática de negociação efetiva que as pessoas usam regularmente - um método desenvolvido pelos bots por conta própria."